Quanto custa a documentação para a compra do imóvel?

Certidões negativas de débito
Quem escolhe financiar o valor do imóvel por meio de uma instituição bancária precisa providenciar algumas certidões que vão atestar que não têm problemas com a justiça federal, estadual e municipal. De acordo com Felipe Lombardi, diretor da rede de Cartório Mais, as certidões negativas de débito exigidas são diferentes de acordo com as condições da compra, por exemplo, se o imóvel é novo ou usado, se o pagamento será financiado ou não. No geral, ele menciona que o custo das emissões na cidade de São Paulo fica em torno de R$ 270. Basicamente, será preciso reunir:
- Certidão cível e de família
- Certidão de distribuições de executivos fiscais municipais e estaduais
- Certidão negativa de débitos trabalhistas
- Certidão da Justiça Federal
Felipe explica que todos os documentos acima têm o objetivo de atestar que a pessoa que pretende comprar o imóvel não está sofrendo processos em nenhum âmbito judiciário, mas também servem para verificar se os dados pessoais dela, como nome, data de nascimento e nome dos pais, estão iguais em todas as esferas do poder público, para evitar problemas com a identificação da pessoa.
IPTU
No caso de imóveis usados, a certidão emitida pela prefeitura da cidade onde o imóvel está situado para atestar que o pagamento do IPTU, Imposto Predial Territorial Urbano, daquele imóvel está em dia geralmente é fornecida pelo vendedor ou pela imobiliária, comenta Flauzilino Araújo dos Santos. No entanto, no caso deste documento não ser fornecido, a orientação é que o próprio comprador providencie para não correr riscos. Na cidade de São Paulo, esta certidão é chamada Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários e também atesta o recolhimento da taxa de lixo.
Veja na página seguinte quais são os gastos com o registro do imóvel.

Fonte: http://www.bbel.com.br/casa/post/quanto-custa-a-documentacao-para-a-compra-do-imovel/page2.aspx#sl


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Spazio Miguel Dias em Maringá

Edifício Torre do Parque - Maringá Paraná

Torre Alvorear 2